Promova a Paz

Dando uma pequena olhada em tudo ao nosso redor, não há dúvida: a paz não vai acontecer por si só. Precisa de pessoas com a coragem necessária para pacificar os ambientes. Ainda bem que podemos ter a orientação de Jesus neste assunto. Vamos ver a chave bíblica de hoje, que está no evangelho de Mateus, capítulo 5, verso 9:

“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”.

Mateus 5:9 NVI

As nações estão em guerra, elas estão espalhadas pelo mundo. As pessoas estão em guerra e até nossos relacionamentos mais próximos podem ser complexos e nos machucar, gerando instabilidade e a falta de paz. Jesus já tinha nos alertado que, enquanto estivermos nesta terra, enfrentaremos problemas. Haverá caos, divisão, mal-entendidos e a necessidade de fazer a paz acontecer. Ser um pacificador não vai querer dizer que tudo estará resolvido, mas que vamos convidar a Deus para nos dar a direção correta para estarmos em paz.

Para alcançarmos a paz e ajudarmos outras pessoas, são necessários alguns passos. O primeiro é a humildade. Ninguém é perfeito e todos nós precisamos do amor de Deus. Ninguém envolvido em qualquer situação ruim, escolheu estar ali. Ninguém também tem planejado todos os passos de qualquer jornada, pode ser que ela tenha errado a escolha de algum caminho. Nenhum de nós é Deus e na verdade todos nós precisamos Dele. Abraçar a humildade é a maneira perfeita de começar a mudar qualquer ambiente de guerra e de dificuldade.

Outros dois requisitos para quem quer ajudar a pacificar, é tratar com empatia e verdade as situações na interação com o outro. Pode ser bom compartilhar a sua opinião e compartilhar por que você acha que ela está certa. Mas mesmo que você discorde de algo, buscar entender e ouvir respeitosamente a perspectiva da outra pessoa é essencial. Sempre que Jesus interagia com as pessoas, Ele o fazia com verdade e derramava a graça. Precisamos fazer o mesmo. Temos um inimigo real que se opõe a todas as coisas relacionadas a Jesus, mas nosso inimigo não é a outra pessoa.

Muitas das vezes, a batalha é espiritual. E fora de Jesus, nada podemos fazer. Sem Ele, não somos nada. O único caminho para a verdadeira paz, em primeiro lugar, é através de um relacionamento genuíno com Ele, colocando em prática tudo o que ele nos ensinou. Você já percebeu que o caminho mais correto para que tudo isso aconteça é o perdão? Perdoar a nós mesmos, quando temos a postura de guerra e perdoar ao outro, que possa ter nos ofendido. Quando percebemos nosso quebrantamento mútuo, bem como nossa necessidade mútua de Jesus, tudo muda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *