Os relacionamentos são a chave para viver o amor. Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito. Vejamos o que nos diz a chave bíblica que separamos para vocês, que está na Segunda carta de Paulo aos cristãos de Corinto, no capítulo 5, verso 18:
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ‘
https://my.bible.com/bible/129/2CO.5.18
Vivemos tempos bem acirrados, em que não nos reconhecemos no diálogo, na paciência, na concórdia. Não nos faltam exemplos de dificuldade de relacionamentos no nosso dia a dia. E isso não é um problema da polarização que estamos vendo em nosso país nos dias atuais. Temos exemplos dentro da própria Bíblia, em que o próprio apostolo Paulo ficou com o coração chateado, com a situação dos irmãos da Igreja de Corinto. Eles se dividiram em grupos contrários, chegando até mesmo a apresentar uns aos outros perante o juiz. Isso lhe parece familiar? Ser um pacificador, exige a maturidade de saber que do outro lado, também existe uma pessoa com seus pensamentos e expectativas. E nestes momentos, sempre é necessário pedir a sabedoria de um verdadeiro filho de Deus para entender o que é maior que qualquer discussão.
Se você quer a bênção de Deus em sua vida e quer ser conhecido como filho de Deus, deve aprender a ser um pacificador. Foi Jesus mesmo quem disse que aquele que trabalha pela paz, será chamado filho de Deus. E isso é um desafio do dia a dia, na construção dos relacionamentos saudáveis que o próprio Pai nos dá. Como você foi moldado para ser parte da família de Deus e o segundo propósito de sua vida na terra é aprender a amar e a se relacionar com as pessoas, promover a paz é uma das habilidades mais importantes que você precisa desenvolver. Infelizmente, a maioria de nós jamais aprendeu a resolver conflitos.
E nós estamos falando de todos os conflitos, aqueles que estão na sua casa ou fora dela. E não podemos esquecer de outro aspecto importante dos relacionamentos. Nossas expectativas sobre os outros. Em vez de confiarmos em Deus, confiamos que os outros nos farão felizes, e então nos zangamos quando eles nos decepcionam. Não seria mais fácil, colocar o nosso coração em Deus, primeiro? Sentimentos nem sempre são verdadeiros ou lógicos. Na verdade, ressentimentos nos fazem agir e pensar como tolos. E não pense que agir assim, é algo incomum. Todos nós passamos por isso. O diálogo, a disposição sincera em se entender e entender o outro procurando concórdia é uma virtude.
A paz sempre tem preço. Às vezes custa o nosso orgulho, o nosso egoísmo. Pelo seu bem e pelo bem de todos, faça o melhor que puder para manter relacionamentos bons e saudáveis. Deus nos deu as pessoas como presentes para compartilharmos a nossa jornada de vida. Não vale a pena ficar brigando o tempo todo, tendo ressentimento. É hora de mudar, se você tem relacionamentos assim… Não dá para esperar que todos concordem a respeito de tudo. Reconciliação é do relacionamento, enquanto a solução é de problema. O foco sempre tem que ser no perdão, na boa convivência, sendo filhas e filhos de Deus.