A esperança é fundamental para o ser humano. Aonde nós a colocamos, nos diz muito como somos e que expectativas temos sobre a nossa vida e sonhos. Mas a esperança firme, que nunca nos abandona é Jesus. Vejamos a nossa chave bíblica de hoje, que está na carta de Paulo aos Hebreus, capítulo 6, versos de 18 a 20:
Portanto, há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial. Foi lá que, para o nosso bem, Jesus entrou antes de nós. E ele se tornou para sempre o Grande Sacerdote , na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.’
https://my.bible.com/bible/211/HEB.6.18-20
Deus tem um compromisso com você, da mesma forma como fez a promessa a Abraão, de abençoar a você e sua descendência. Deus nos abençoa todos os dias, nos mandou o seu filho Jesus e nos dá o Espírito Santo, para guiar os nossos passos nestes dias que estamos vivendo. Esta é a esperança firme, em que não há dúvida. A misericórdia e o amor de Deus se renovam todos os dias, por mim e por você. Esta esperança é muito maior que qualquer pensamento positivo, pois ela está conectada na promessa do Pai, de todos aqueles que aceitaram Jesus como Salvador.
Eu e você que somos seguidores de Jesus, temos esta esperança fundamentada no amor de Deus por nós. Isso é único e nao está de forma alguma ligada aquilo que é do ser humano. Ela não está ligada às nossas emoções, nossos planos, relacionamentos ou finanças, mas a Jesus. Nossas almas têm uma âncora certa, firme e segura à qual podemos recorrer. Seu nome é Jesus, e nossa esperança nele nunca é perdida. E depois que Ele voltou para o Pai, nos deixou o Espírito Santo, para nos revelar este amor diariamente. Renovar as nossas esperanças e fortalecer a nossa fé, para transformar tudo que nós, por nós mesmos, não conseguimos.
Todo mundo tem esperança, seja ele cristão ou não. O ser humano por natureza valoriza a esperança e não há nada de errado com isso. Mas quem é seguidor de Jesus tem que ter muito mais que esperança, tem que ter a firme certeza daquilo que ainda não viu, mas que lhe foi prometido. A esperança por si só não pode vencer o desânimo. A esperança não pode mudar nossas circunstâncias. Só a esperança nunca irá por si só nos salvar. No fim das contas, só esperança vai frustrar todas as expectativas que criamos. Você já teve algum sonho, projeto ou meta que não se realizou? Como é que você se sentiu? Será que você se sentiu abandonado por Deus? Mas a esperança, transformada em fé, naquele que deu a sua vida para nos salvar, muda completamente tudo.
Esta fé vai te dar a certeza de que aquilo que não se cumpriu, Deus escolheu algo melhor para você. Nossa esperança é no que o tempo não roubará, mas está no céu, está na promessa de Deus. Paulo nos ensinou a viver esta esperança real em Jesus. E esta esperança está baseada em alguns passos: Primeiro, depender inteiramente da graça, muitas vezes matando o nosso eu interior e egoísta, depois, receber e ofertar a misericórdia divina e por fim usufruir da paz que só o Pai pode nos dar, sabendo em seu coração que ele cuida de todas as coisas. Todas as circunstâncias estão nas mãos Dele. E compreender isso, através da oração nos tornará mais fortes e capazes de viver uma vida plena nesta jornada terrena.