A vida é uma jornada e o sucesso ou não de algumas fases dela, depende de como reagimos aos desafios que vão aparecendo. E quando reagimos de forma egoísta, somente com nossas emoções, sem filtro, sem freio, sem pensar em nada? Vamos ver a chave bíblica que separamos para você hoje, que está na profecia de Jeremias, capítulo 17, versos 9 e 10:
“Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. Eu, o Senhor , examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.” ‘
https://my.bible.com/bible/211/JER.17.9-10
Virou moda falar de inteligência emocional, gerenciamento de emoções. Mas Jesus, mesmo sem todo o recurso que a gente tem hoje, um curso de psicologia, foi o mestre dos corações. Que sondava e entendia a cada um que dele se aproximava, de acordo com o que nos ensina o bondoso Pai do Céu. O Pai e o Filho nos concederam o Espírito Santo para nos acompanhar nestes dias cada vez mais terríveis. Ou seja temos três apoios para seguir a jornada: a provisão de Deus, os ensinamentos de Jesus e a orientação do Espírito. O maior ensimanento que a gente pode ter nesta jornada da vida, é que sentimentos podem enganar, mas Deus que é o mesmo ontem, hoje e sempre renova as suas misericórdias todos os dias, nos dando uma nova chance de viver uma vida nova.
O coração enganoso, nos dá a percepção errada de que somente com a nossa força, podemos enfrentar toda e qualquer situação. O coração enganoso, nos faz julgar as pessoas, reagindo aos sentimentos que as vezes nos enfurecem. O coração enganoso, engana. Mas é somente com o olhar espiritual em Deus, que poderemos vencer qualquer circunstâncias, crises, dificuldades e medos. É com olhar somente em Deus, que podemos compreender, perdoar e viver bem com os nossos semelhantes. Em Deus não há erro, dúvida ou medo que resista. Tenha a certeza que há sempre uma resposta para a sua vida, de acordo com o propósito que Deus tem para ela. A maior inteligência que existe hoje é a espiritual, a que nós compreendemos que Deus está conosco a todo tempo.
Onde Deus está, há paz, equilíbrio e contentamento. Guarde estas três palavras. Paz que excede todo entendimento, equilíbrio para tomar as melhores decisões na vida e contentamento para ser grato, agradecido a Deus por tudo o que tem neste momento. Você precisa examinar o seu coração, para saber o que sai dele. Ele é a fonte da sua vida. Você não deve evitar, fugir, ou mesmo negar tudo o que está sentindo, o que sai do seu coração. Você deve ter contato com seus sentimentos e examinando a luz do que o próprio Jesus ensinou, deixar fluir aquilo que é bom para você e para o próximo.
Nós já falamos aqui de Paulo e do segredo que ele nos deu para a vida: viver o contentamento. Mas ele também deixou 3 orientações para encarar a vida e especialmente as crises. A primeira, Deus está com você em todos os momentos e em todas as situações. O segundo, há um tempo e um propósito determinado por Deus para você, toda a tempestade que sobrevém a sua vida, serve para te tornar mais forte. E por fim: sua vida é uma permissão de Deus e tudo no fim está Nele. Muitas vezes, você vai achar que o caminho que você pode estar percorrendo é difícil e estranho, que as situações estão demorando para mudar. Mas o caminho e o tempo de Deus, nos moldam para encaram qualquer situação ou circunstância.